9 de novembro de 2007

O Ciclo da Vida

Ana todos os dias levantava cedo e deixava seu barraco impecavelmente limpo. Ia até o rio lavar as roupas das patroas pois aos quatorze anos decidiu sair de casa pois cansada de ver a mãe apanhar do marido disse que sua vida seria diferente, seria uma mulher independente.

Sábado era praxe. Ao cair da noite ela partia pro forró afim de ver as amigas dançarem, beber um pouco e esquecer por algumas horas a dureza da vida. O final era sempre o mesmo: as casadas voltavam para casa com seus maridos, as solteiras e desquitadas sempre se arranjavam durante o bate-coxa e saiam faceiras à frente dos seus companheiros de uma noite só; apenas Ana ia embora sozinha, sempre esquivando das investidas de todos os rapazes da região, pois cheia de curvas como era, chamava atenção de longe e quando passava esvoaçando a sainha rodada, a macharada ficava louca com o rastro doce de seu perfume floral.

Não foi sem espanto que, em um sábado muito quente, quando o baile já estava no ápice da animação, Clara, sua mais antiga amiga nesta nova vida, esbarrou com Ana na pista de dança. Ela gingava toda apertadinha com um recém chegado no rítmo da sanfona. Não tardou para que os dois se enamoracem e fossem morar juntos no barraquinho de Ana.

Deixou de ir ao forró, não encontrava mais as amigas e só fazia trabalhar. Namorado desempregado, vivendo de biscates, pegava o dinheiro da lavagem de roupas e gastava no botequim. Voltava pra casa bêbado, a mulher de quatro esfregando o chão. Era ali mesmo, no chão cheio de espuma que eles se deliciavam.

Certa manhã Clara e Ana se encontram na beira do rio enquanto trabalhavam. A amiga não pode deixar de notar as marcas no corpo de Ana.

- Amiga, você deve ir à polícia! Não foi exatamente por isso que você saiu de casa? Pense no que sua mãe passou.

- Acha que não sei? Mas é justo quando ele me chama de mulatinha sem vergonha e me esbofeteia pra eu aprender a lição é que me realizo em seus braços.

Criado e postado originalmente em http://zoltrax.blogspot.com por NFL.

Nenhum comentário: